I
I
I

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

domingo, 12 de agosto de 2007

100

Há cem dias que Maddie desapareceu,


há cem anos que Torga nasceu.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

AMIGOS DA NATUREZA


Desde o passado dia 9 que se instalaram em Aljezur. Fazem parte da EYFA (European Youth For Action - Juventude Europeia Em Acção) e procuram através do contacto directo com a natureza, elevar a importância dessa simbiose e aprender a viver sem prejudicar o meio ambiente mas sim respeitando-o e com ele aprender a satisfazer as necessidades básicas (diárias) de qualquer ser humano, através da utilização exclusiva do que retiram da mãe natureza (sabão e vestuário).

Reúnem-se, anualmente, desde há 19 anos, em vários lugares do mundo, tendo este ano sido contemplado o nosso país. A 19ª edição da "ECOTOPIA", marca assim a passagem por Portugal de um movimento que teve início em viagens organizadas por alemães e suecos, com o objectivo de salvar as antigas florestas europeias.

Por aqui, não acampariam com certeza, porque não existe floresta alguma para preservar, a não ser o "eucaliptário", como um dia disse o António Luís no "Jogo de Possíveis".

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

PINTURAS DE VERÃO


Passei por aqui e gostei do que vi.

PACTO DE COOPERAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE SOCIAL

"...Novo Modelo de Cooperação onde ficou definida a construção conjunta «de um novo modelo de cooperação cujo pressuposto é a garantia do apoio às famílias por parte do Estado, assegurando a diferenciação positiva no acesso dos cidadãos aos serviços e equipamentos sociais e salvaguardando a sustentabilidade das instituições através da definição de um valor de referência para cada resposta. Este novo paradigma vem combater a discriminação negativa e criar um factor de maior equidade e justiça social». Este Acordo estabelece as bases de um projecto que visa melhorar o modelo contra eventuais disfunções que possam permitir algum tipo de selecção negativa, desenvolvendo padrões de qualidade no acesso dos cidadãos em maior risco de exclusão, aos equipamentos e serviços sociais..." - Portaria n.º 81/2007 de 8 de Agosto.

O ASSALTO À TORRE BELA


Começou por "acidente" como diz Thomas Harlan. Depois, transformou-se num documentário que deu origem ao filme que se estreou nas salas portuguesas na passada quinta- feira
Gostei da forma como todos decidiram não cruzar os braços e, acima de tudo, de ouvir o Zeca Afonso com o Vitorino a cantarem "Grândola Vila Morena" para uma plateia que não tinha consciência alguma de que aquela tomada de posição, no contexto social da altura, tinha um significado ímpar no reforço dos ideiais que criaram e alimentaram a revolução que ocorrera 5 semanas antes e que se chamou "Revolução dos Cravos", sua contemporânea portanto.
Apesar de ainda não o ter visto, a pequena apresentação que tive oportunidade de conhecer, aguçou-me a vontade de o ver na totalidade.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

ROMANCE EM POESIAS

Ou porque foi vítima de um acidente e esteve hospitalizado, ou porque esteve preso e encarcerado, ou porque algum amigo seu morria ou chegava do ultramar, tudo era motivo para escrever uma cantiga ou outra. Não esquecia aqueles que lhe faziam bem e os versos que lhes dedicava eram da sua autoria. Retratava aquilo que via, e descrevia as vivências de uma vida dedicada, na sua maior parte, à música e ao seu acordeão, quando os tempos eram de grandes privações e quando encontrar um animador era como encontrar uma grande fortuna, porque, acima de tudo, era ele que alegrava o coração e rejuvenescia a alma.

Entre "viras" e "marchas", entre "poesias" e "dedicatórias" lá foi passando para o papel aquilo que mais sentia nos momentos de grande tristeza ou de maior alegria. A (única) obra de sua autoria encontra-se reunida numa edição a que chamou "Os passos da minha vida", dactilografada e impressa por João Abrantes em 1985, e nela fui encontrar, em verso, a alma da gente simples e devota que não dispensa uma ida à romaria onde, invariavelmente, se dançavam e cantavam as músicas de António Soares Marques, cantador e tocador, como gostava de se identificar.

Nasceu a 10 de Março de 1919 em Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, casando aos 25 anos com uma moça da povoação de Sobral, São Pedro de Alva. Hoje vive os dias que lhe restam em São Pedro de Alva no lar para idosos da Fundação Mário Cunha Brito. Se hoje fosse mais jovem, com toda a certeza acompanhava o Ruizito em divertidas e incansáveis garraiadas, às quais eu dificilmente faltaria.

PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA

Em 6 de Agosto de 1945, foi lançada a 1ª bomba atómica sobre a cidade japonesa de Hiroshima, pelo bombardeiro norte-americano Enola Gay.
Causou a morte a cerca de 140 mil pessoas, sendo que 90% sucumbiram quase instantaneamente.
A segunda bomba atómica foi lançada a 9 de agosto de 1945, sobre a cidade japonesa de Nagasaky.
No dia 15 de Agosto do mesmo ano, o Japão rende-se aos E.U.A., perante a morte de mais de 253 mil pessoas.
Hoje, 62 anos passados sobre aquele fatídico dia, o primeiro ministro japonês, disse o seguinte: "O Japão seguiu o caminho da paz nos 62 anos que decorreram desde a II Guerra Mundial. As tragédias de Hiroshima e Nagasaki não devem repetir-se nunca em nenhum lugar da terra"

sábado, 4 de agosto de 2007

HOSTILIDADES - O INÍCIO (?)

Aníbal Cavaco Silva vetou o diploma que o Governo pretende aprovar e que procura alterar os Estatutos do Jornalistas. Tal como referiu, decidiu não promulgar aquele diploma, com base nestes fundamentos .
Relativamente à não recondução de Dalila Rodrigues como directora do Museu Nacional de Arte Antiga, o Presidente da Republica referiu que o país não se pode dar ao “luxo de prescindir dos que revelaram já as suas altas qualificações e que deram provas das suas responsabilidades", dizendo ainda ter ficado "muito surpreendido com a notícia" porque conhece "muito bem o trabalho da dra. Dalila à frente do Museu Nacional de Arte Antiga".

Numa altura em que, por um lado, (tanto) se apela à necessidade de garantir os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, surge aquilo que se considera ser uma ameaça ao exercício da profissão de jornalista, designadamente quanto à quebra do sigilo profissional, aos requisitos de capacidade para o exercício da profissão e ao regime sancionatório instituído e por outro se apela (tanto) à necessidade de premiar a competência em detrimento da antiguidade na administração pública, acho que foi muito bem vinda a tomada de posição de Aníbal Cavaco Silva relativamente ao diploma vetado e relativamente à não recondução de uma funcionária do Ministério da Cultura que apenas apresentou bons serviços no lugar que ocupou até ser dispensada, facto que (até) levou ao aparecimento de uma petição em seu apoio.

São duas situações que poderão provocar algum mal-estar entre a Presidência da Republica e o Governo, e que me fazem lembrar o clima de hostilidade que se viveu na altura em que Cavaco Silva era Primeiro-Ministro e Mário Soares Presidente da Republica. Esperemos que seja apenas uma coincidência, que a situação seja pontual e que aqueles órgãos de soberania de dêem muito bem, pois, a não ser assim, fica-se com a sensação de que vem aí um longo ajuste de contas, o que nem calhava nada mal ao P.S.D., ansioso que está por voltar ao poder, numa altura em que se prepara para largar as muletas e começa a ver uma luz ao fundo do túnel para resolver as fortes lutas intestinas que o têm atormentado desde que está na oposição.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

REFÚGIOS DE CÁ

Para quem não aprecia (muito) as praias à beira mar, pode optar por uma das muitas praias fluviais que temos na nossa região. Uma iniciativa da Região de Turismo do Centro deu a conhecer as praias fluviais que existem no nosso distrito e que foram galardoadas com a "Bandeira Azul". Por isso, se está farto das confusões, das filas intermináveis e do calor abrasador que normalmente nos acompanham nas praias junto ao mar, dê uma escapadinha e descubra a praia fluvial que mais lhe agrada para passar um fim-de-semana ou até, quem sabe, umas pequenas férias em ambiente refrescante e recatado onde irá sentir a falta (ou não) do barulho interminável das ondas e dos constantes apelos à "bolacha americana".
Poderá desde já pensar em traçar o percurso pretendido, bastando para isso consultar este folheto que, com toda a certeza, irá ao encontro das suas expectativas. Pena é que dele ainda não faça parte a "Praia do Reconquinho".

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

TALVEZ TARDE DE MAIS


Foram necessárias mais de 300 mil mortes e mais de dois milhões de desalojados para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovasse, finalmente, por unanimidade a constituição de uma força militar conjunta da ONU e da União Africana (UA) a enviar para o Darfur, região do oeste do Sudão onde desde 2003 ocorre uma violenta guerra civil.
A resolução 1769 autoriza a formação de uma força denominada UNAMID, constituída por 26 mil soldados e polícias, com o objectivo de pôr fim a uma das mais sangrentas guerras civis que ainda duram no continente africano.
Um exemplo típico de dividir para governar onde as tribos nómadas locais (Janjaweed) foram armadas pelo exército de Cartum (maioritariamente islâmico), para lutarem contra os grupos rebeldes auto intitulados defensores dos direitos das populações negras locais.
Esperemos que tudo não passe de uma resolução de “boa vontade” só para calar os mais contestatários e que, de uma vez por todas, a O.N.U. ponha em prática as medidas necessárias para diminuir os conflitos que todos os dias grassam por esse mundo, já que não pode (porque não a deixam) acabar com eles todos.

PENACOVA, ZONA DE TURISMO A 25 KM DE COIMBRA


Não deixe de visitar, vai ficar supreendido com as singularidades que por lá vai encontrar.