I
I
I

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

SOCIEDADE DE PROPAGANDA E PROGRESSO DE PENACOVA

Em 15 de Setembro de 1972, um grupo de homens bons da nossa terra, constituíram uma associação a que deram o nome de Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova, com o intuito de, entre outros, “estimular o espírito de solidariedade que deve existir entre todos os cidadãos em geral e muito particularmente entre a população do concelho de Penacova e todos que a ele se encontram ligados por afinidade ou simpatia”.
Desde essa altura, aquela associação conheceu altos e baixos, organizou festividades que muito dignificaram a nossa terra e, como tudo nesta pequena vila, deixou de pôr em prática os motivos que levaram ao seu aparecimento.
Num artigo dos seus estatutos, pode ler-se, por exemplo, o seguinte: “à Sociedade…cabe pugnar pelo desenvolvimento das instituições de carácter cultural, recreativo e desportivo existentes e fomentar a criação de novas instituições que pela sua natureza e finalidade, possam contribuir para o desenvolvimento intelectual da população e enriquecer o património turístico, cultural, artístico e desportivo do concelho”. Era com ela que se pretendia ainda mais, dinamizar uma sociedade já por si dinamizada.
Porém o esforço daqueles que a criaram em nada resultou. Actualmente, a Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova está moribunda, apenas existindo no papel. Tem a sua Direcção, a sua Assembleia-Geral e o seu Conselho Fiscal mas não reúne, não projecta, não muda. Mantém-se como tudo o resto nesta vila, esperando por melhores dias ou que outros, mais ousados, se ocupem dos seus destinos. Contudo, convém frisar que, aquilo que pretendeu salvaguardar com a sua criação, contínua a necessitar de ser protegido. Portanto, além de ser algo visionária para a época, continua perfeitamente actual nos seus propósitos, a ponto de valer a pena ser reabilitada.