quinta-feira, 19 de julho de 2007

A RUA DOS P's

Em Penacova, como em qualquer outra localidade, as ruas conhecem-se pelos nomes, uns mais adequados que outros, é certo, mas quase todos associados a algum facto ou a alguém que, pela sua importância, mereceu tal atenção. Porém, como penacovense, nunca tive conhecimento que algum edil se lembrasse de colocar uma placa toponímica que indicasse o início e o fim da Rua dos P’s.
Para os menos esclarecidos a citada rua começa na casa de um (ex) Pedoda, passando pela casa de um Peneira (Silvério Latoeiro), continua por ali acima e passa pela casa dos Pais, dos Palmiras, dos Patos, dos Pensos, dos Padolas, dos Pintores, dos Palinhos, dos Panchos, dos Pintos, dos Parentes, terminando na casa dos Parrós.
Sem dúvida uma rua profusamente composta por famílias cujas alcunhas começam por P e que, por tal facto, além do nome que lhe foi, administrativamente, atribuído merecia essa referência.
Pode ser que apareça por aí um candidato mais atento a estas coisas da nossa terra, que se lembre de fazer referência a essa singularidade.

4 comentários:

m.fernandes disse...

Permite-me um pequenoa acrescento a esta lista de nomes que fazem parte da rua mais conhecida da Vila, certamente não foi por mal, mas nestas coisas corremos sempre o risco de nos esquecer-mos de alguém. A peixeira Prazeres, que foi uma das figuras tipicas da Vila e os incontornáveis Peralta's, sendo os mais emblemáticos os senhores Francisco e José.Um abraço

Pedro Viseu disse...

Sem dúvida uma falta imperdoável da minha parte por ter ignorado tão emblemáticas personagens do quotidiano penacovense. De realçar a extrema importância daqueles que contribuem para enriquecer (ainda mais) este espaço. Volte sempre.

Anónimo disse...

Que coisa mais linda ler estes P's todos começando lá em baixo e...por aí acima. Isto até merecia ser uma rua com nome, a RUA DOS PÊS.

Anónimo disse...

Isto é para ler seguidinho e sem respirar.
Pedoda, Peneira, Pais, Palmiras, Patos, Pensos, Prazeres, Padolas, Pintores, Palinhos, Panchos, Peraltas, Pintos, Parentes e Parrós.
ARRE!

SEM COMENTÁRIOS