
Este blog é um espaço de discussão pública onde todos os que pretendam, podem expor as suas convicções acerca dos mais variados assuntos. Nessa perspectiva, e tendo em conta que o objectivo último é o de promover a troca de pontos de vista em torno de questões que directa ou indirectamente tenham a ver com as preocupações manifestadas por aqueles que nutrem algum interesse por Penacova, quer nela vivam, trabalhem ou por alguma razão a ela se sintam ligados, aceitei publicar um texto, enviado por um amigo de longa data, penacovense, actualmente deputado da Assembleia Municipal de Penacova e Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Penacova.
Com o texto que segue, aquela comissão política pretende dar a conhecer, aos que diariamente dispensam parte do seu tempo a ler o que por aqui se vai escrevendo, as propostas apresentadas ao executivo camarário de Penacova e que, segundo eles, não tiveram nem têm tido o devido acolhimento pela maioria P.S.D. que nos governa. Por último, pretendo esclarecer que embora me reveja na grande parte das medidas apresentadas, as mesmas são da exclusiva responsabilidade daquela comissão política, não se vinculando o autor deste blog a alguma delas.
AS 25 MEDIDAS PROPOSTAS PELO PARTIDO SOCIALISTA DE PENACOVA NO ÂMBITO DO QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007 - 2013 )
- Criação de um espaço único que possibilite a integração dos diferentes Serviços Públicos (incluindo Serviços Camarários). Deve ser combinado com o desenvolvimento de novas zonas de implantação de Serviços Públicos, nomeadamente Loja do Cidadão.
- Casa Municipal da Cultura e da Juventude (Incluindo Centro de Congressos).
- Recuperação de todo o património do Mosteiro de Lorvão.
- Reabilitação das zonas históricas das vilas de Penacova e Lorvão, incluindo a requalificação paisagística e urbanística do Largo do Terreiro.
- Recuperação dos aglomerados de Moinhos de Vento e Água, para fins turísticos.
- Reabilitação das zonas ribeirinhas do concelho, dotando-as de condições de lazer e desportivas.
Promoção do aproveitamento turístico das Albufeiras do Concelho. - Parque Desportivo Concelhio com campo de futebol relvado e pavilhão gimnodesportivo com dimensões ajustadas às exigências oficiais.
- Criação de parque desportivo e de lazer, com piscina e pavilhão Multi-Usos, nas vilas de S. Pedro de Alva e Lorvão.
- Palácio da Justiça.
- Construção de Centros Educativos (Tendo em vista responder à reestruturação de toda a Rede Escolar do Concelho).
- Construção de Novo Mercado Municipal, em novo Centro Urbano a criar e desenvolver.
- Construção de Centro Coordenador de Transportes, integrado com o desenvolvimento de uma Rede de Transportes de Passageiros no Concelho, em novo Centro Urbano a criar e desenvolver.
- Parque de Exposições Multi-Usos na Freguesia de Sazes, incluindo criação de acessibilidades, no lugar de Espinheira, para realização da feira mensal e outros eventos.
- Desenvolvimento, com respectiva infra-estruturação, de novas zonas urbanísticas que permitam a construção de habitação a preços controlados e que fomentem a fixação das famílias.
- Construção de Rede de Saneamento com as respectivas ETAR´s em todos os aglomerados urbanos que o justifiquem.
- Construção de via rodoviária variante a Penacova, com ligação às Freguesias de Lorvão (Chelo), Figueira de Lorvão (Sernelha) e Sazes (Nó rodoviário de Espinheira), em que se incluem os troços há muito programados de passagem pela Abarqueira e Serra do Viso.
- Construção de variante às povoações de Miro e Friúmes.
- Criação de ligação com bom nível de serviço entre Lorvão e Coimbra, com construção de um novo troço entre Lorvão e Aveleira.
- Desenvolvimento de projectos no sector de actividade das energias renováveis, em especial no âmbito da energia eólica, biomassa e produção / utilização de hidrogénio.
- Construção de Zonas Industriais, devidamente infra-estruturadas prevendo-se numa delas um Parque com Incubadora de Empresas, alimentado com parcerias com agentes económicos e universidades / escolas politécnicas.
- Promoção do desenvolvimento de um “Cluster” em actividade a identificar através de estudo de mercado e científico.
- Promoção da agricultura biológica, em conjunto com as Escolas do Concelho, Escola Superior Agrária de Coimbra e parceiros privados.
- Promoção da construção de habitação social, destinada a famílias mais carenciadas.
- Promoção de investimentos na área social e na área da saúde, em parceria com as IPSS (Unidades de Cuidados Intensivos, Lares Residenciais para Jovens, Creches, Jardins de Infância, Lares de Idosos, Centros de Dia, Apoio Domiciliário, Centros de Convívio, Centros de Formação Profissional e de Competências).
- Promoção da construção de habitação social, destinada a famílias mais carenciadas.
As propostas não têm qualquer ordem de prioridade, mas é nosso entendimento que são todas importantes e que se tratam de investimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentado do nosso Concelho.
Muitas poderão ser enquadradas em programas de financiamento que surgirão nos próximos anos e que se não forem aproveitados implicará irremediavelmente o ( ainda mais ) atraso do nosso Concelho.
( Pelo Partido Socialista de Penacova – Pedro Coimbra )
7 comentários:
Pura Demagogia! Muito se tem visto do que o Partido Socialista tem feito por nós todos.Só Mesmo o Pedro Viseu para dar apoio a isto porque apoia um lirico e sabe que nunca será chamado a lidar com tudo isto. Uma grande parte das coisas já estão a ser feitas e outras são sonhos de gente que sabe que nunca fará nada disto. Depois também não 25 medidas porque no fundo algumas até estão repetidas. Quanto a si agora demonstrou tudo.Quanto ao Jornal de Penacova e aproveito a deixa, anda a enviar cartas para receber assinaturas em atraso e não se pergunta porque é aue as pessoas deixaram de pagar. Deixo uma nota, se este povo gostasse que só se dissesse mal votava no Bloco de Esquerda porque esse sabe que pode criticar porque nunca irá governar. Por um lado era pena mas ainda gostava de ver estes demagogos no poder em Penacova só para ver o que cumpriam. Se calhar cumpriam tanto como o governo deles está a cumprir em relação ao que nos prometeu. Sr. Pedro Artur as eleições ainda virão longe, mas o senhor será um bom candidato para preconizar todas estas medidas. Muito obrigado pela atenção.
Pelo que se vê, e lê, afinal temos alternativa ao partido do poder (autárquico) Veremos se com os 15 milhões de euros do QREN, disponibilzados à nossa autarquia, e outras, a maioria PSD é capaz de colocar o interesse do concelho acima dos interesses partidários e aproveitar alguma coisa daquilo que o PS propõe como fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho.
Relativamente à publicação de um "manifesto" por um partido que está representado na nossa autarquia e que constitui a 2ª força política mais votada do concelho, acho muito bem que se dê a oportunidade que o poder não lhes confere. Apoio em absoluto tal iniciativa porque estamos todos fartos de ouvir e ler apenas um versão dos factos e, além disso vivemos numa democracia, onde a voz e a opinião de todos é para ser representada.
Deus nos livre deste betinho mimado do Pedro Coimbra chegue a presidente de Câmara...
Mas o tacho dele na Segurança Social é mais importante...
Exmo Senhor!
Penacova tem a partir de hoje um blog de notícias.
http://bnoticiaspenacova.blogspot.com
Cumprimentos.
O PSD é que está farto que eses senhores do PS tenham todo o tempo de antena do mundo. No Jornal de Penacova é toda a gente contra a Câmara tanto que é um jornal que está na falência. Por acaso alguém sabe alguma coisa do PSD que tenha sido publicado em jornais. O poder nunca controlou tanto os meios de comunicação como agora.
O poder quando é exercido em maioria absoluta, por norma, tem a sua máquina da propaganda bem oleada, daí não ser de estranhar que as suas medidas venham nos "órgãos de comunicação social" autónomos e independentes, mas sim naqueles criados pelo próprio poder.
É fundamental Penacova aproveitar este último quadro comunitário de apoio(QREN),apostando na construção de infra-estruturas que os nossos concelhos vizinhos já possuem.Esta será uma oportunidade única e decisiva para o desenvolvimento da nossa terra.
As 25 medidas propostas pelo PS de Penacova,não são demagógicas,nem megalómanas,são propostas que há muito deveriam estar implantadas no terreno.Um bocadinho de arrojo é o que se pede,abandonando a gestão de merceeiro que impera na nossa câmara.
Para concluir,dizer que ataques pessoais não dignificam ninguém.Podemos ter visões diferentes sobre o que é melhor para Penacova,mas também afirmar que todos somos precisos para que a nossa terra se desenvolva e engrandeça.
Enviar um comentário