I
I
I

sexta-feira, 22 de junho de 2007

A OUTRA FACE DA NOSSA POLITICA AUTÁRQUICA


Este blog é um espaço de discussão pública onde todos os que pretendam, podem expor as suas convicções acerca dos mais variados assuntos. Nessa perspectiva, e tendo em conta que o objectivo último é o de promover a troca de pontos de vista em torno de questões que directa ou indirectamente tenham a ver com as preocupações manifestadas por aqueles que nutrem algum interesse por Penacova, quer nela vivam, trabalhem ou por alguma razão a ela se sintam ligados, aceitei publicar um texto, enviado por um amigo de longa data, penacovense, actualmente deputado da Assembleia Municipal de Penacova e Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Penacova.

Com o texto que segue, aquela comissão política pretende dar a conhecer, aos que diariamente dispensam parte do seu tempo a ler o que por aqui se vai escrevendo, as propostas apresentadas ao executivo camarário de Penacova e que, segundo eles, não tiveram nem têm tido o devido acolhimento pela maioria P.S.D. que nos governa. Por último, pretendo esclarecer que embora me reveja na grande parte das medidas apresentadas, as mesmas são da exclusiva responsabilidade daquela comissão política, não se vinculando o autor deste blog a alguma delas.

AS 25 MEDIDAS PROPOSTAS PELO PARTIDO SOCIALISTA DE PENACOVA NO ÂMBITO DO QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007 - 2013 )

  1. Criação de um espaço único que possibilite a integração dos diferentes Serviços Públicos (incluindo Serviços Camarários). Deve ser combinado com o desenvolvimento de novas zonas de implantação de Serviços Públicos, nomeadamente Loja do Cidadão.
  2. Casa Municipal da Cultura e da Juventude (Incluindo Centro de Congressos).
  3. Recuperação de todo o património do Mosteiro de Lorvão.
  4. Reabilitação das zonas históricas das vilas de Penacova e Lorvão, incluindo a requalificação paisagística e urbanística do Largo do Terreiro.
  5. Recuperação dos aglomerados de Moinhos de Vento e Água, para fins turísticos.
  6. Reabilitação das zonas ribeirinhas do concelho, dotando-as de condições de lazer e desportivas.
    Promoção do aproveitamento turístico das Albufeiras do Concelho.
  7. Parque Desportivo Concelhio com campo de futebol relvado e pavilhão gimnodesportivo com dimensões ajustadas às exigências oficiais.
  8. Criação de parque desportivo e de lazer, com piscina e pavilhão Multi-Usos, nas vilas de S. Pedro de Alva e Lorvão.
  9. Palácio da Justiça.
  10. Construção de Centros Educativos (Tendo em vista responder à reestruturação de toda a Rede Escolar do Concelho).
  11. Construção de Novo Mercado Municipal, em novo Centro Urbano a criar e desenvolver.
  12. Construção de Centro Coordenador de Transportes, integrado com o desenvolvimento de uma Rede de Transportes de Passageiros no Concelho, em novo Centro Urbano a criar e desenvolver.
  13. Parque de Exposições Multi-Usos na Freguesia de Sazes, incluindo criação de acessibilidades, no lugar de Espinheira, para realização da feira mensal e outros eventos.
  14. Desenvolvimento, com respectiva infra-estruturação, de novas zonas urbanísticas que permitam a construção de habitação a preços controlados e que fomentem a fixação das famílias.
  15. Construção de Rede de Saneamento com as respectivas ETAR´s em todos os aglomerados urbanos que o justifiquem.
  16. Construção de via rodoviária variante a Penacova, com ligação às Freguesias de Lorvão (Chelo), Figueira de Lorvão (Sernelha) e Sazes (Nó rodoviário de Espinheira), em que se incluem os troços há muito programados de passagem pela Abarqueira e Serra do Viso.
  17. Construção de variante às povoações de Miro e Friúmes.
  18. Criação de ligação com bom nível de serviço entre Lorvão e Coimbra, com construção de um novo troço entre Lorvão e Aveleira.
  19. Desenvolvimento de projectos no sector de actividade das energias renováveis, em especial no âmbito da energia eólica, biomassa e produção / utilização de hidrogénio.
  20. Construção de Zonas Industriais, devidamente infra-estruturadas prevendo-se numa delas um Parque com Incubadora de Empresas, alimentado com parcerias com agentes económicos e universidades / escolas politécnicas.
  21. Promoção do desenvolvimento de um “Cluster” em actividade a identificar através de estudo de mercado e científico.
  22. Promoção da agricultura biológica, em conjunto com as Escolas do Concelho, Escola Superior Agrária de Coimbra e parceiros privados.
  23. Promoção da construção de habitação social, destinada a famílias mais carenciadas.
  24. Promoção de investimentos na área social e na área da saúde, em parceria com as IPSS (Unidades de Cuidados Intensivos, Lares Residenciais para Jovens, Creches, Jardins de Infância, Lares de Idosos, Centros de Dia, Apoio Domiciliário, Centros de Convívio, Centros de Formação Profissional e de Competências).
  25. Promoção da construção de habitação social, destinada a famílias mais carenciadas.

As propostas não têm qualquer ordem de prioridade, mas é nosso entendimento que são todas importantes e que se tratam de investimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentado do nosso Concelho.

Muitas poderão ser enquadradas em programas de financiamento que surgirão nos próximos anos e que se não forem aproveitados implicará irremediavelmente o ( ainda mais ) atraso do nosso Concelho.

( Pelo Partido Socialista de Penacova – Pedro Coimbra )