O filme começa com um pastor marroquino a transportar uma carabina que lhe tinha sido oferecida por um indivíduo japonês, para a vender a um outro pastor marroquino que dela necessitava para que os filhos pudessem proteger o rebanho dos esfomeados coiotes. Acontece que, na brincadeira, um deles conseguiu atingir uma cidadã norte-americana que viajava num autocarro com o seu marido e com outros turistas. O casal norte-americano, tinha dois filhos que estavam à guarda de uma mexicana que se encontrava ilegalmente a viver nos E.U.A há 16 anos e cujo filho se ía casar nesse fim-de-semana.
O contratempo provocado pelo tiro da carabina levou os meninos a um casamento ao México, a mãe do noivo à extradição e a polícia de Tóquio a incomodar o senhor que ofereceu a arma ao pastor, o qual, por coincidência, tinha a vida familiar virada do avesso desde que a mulher se suicidou com um tiro na cabeça, deixando uma adolescente surda-muda com grandes necessidades de ter a sua primeira experiência sexual, tal como as suas amigas.
Uma história excelente, realizada por Alejandro González Iñarritu e interpretada, com igual excelência, por Catherine Blanchett e Brad Pitt, a não perder, por nada deste mundo.