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terça-feira, 1 de maio de 2007

MENINA/O NÃO ENTRA

Cornelius Riordan, sociólogo americano, liderou uma equipa de cientistas num estudo sobre o sistema escolar e concluiu que o formato unissexo tem vantagens em relação ao sistema misto. No sistema que o estudo revelou ser mais vantajoso, não existem problemas de assédio sexual, o plano de estudos é especial, existe mais carga horária e o envolvimento dos pais dos alunos é maior.
Para mim o modelo poderá ter as suas vantagens relativamente ao que hoje em dia vigora no nosso sistema educativo, porque diminui a possibilidade das meninas (adolescentes) se encontrarem com os meninos (adolescentes), quer nos intervalos quer fora deles, evitando assim os encontros sexuais, fortuitos ou não, a partir dos 14 anos de idade no recinto escolar.
Por outro lado, também poderá ter as suas desvantagens pois a questão da exclusividade traz-me à ideia os colégios internos, as fardas e o (aparente) ar bem comportado dos alunos que os frequentam e o encarecimento ainda maior do ensino, já de si quase incomportável para uma família de rendimentos médios.
O tema, já de si polémico, promete longos e, quiçá, inconclusivos debates, os quais levarão à inevitável conclusão que, se fosse assim tão bom, o sistema unissexo não teria sido abandonado.
Preferências à parte, o que é certo é que cada vez mais países estão a adoptar o que anteriormente foi banido por ser considerado desadequado. Dessa forma, se a tendência for a de dar preferência às escolas unissexo em detrimento das escolas mistas, não me espantará que, daqui a uns anos, as professoras só possam casar com autorização do responsável máximo do ministério da tutela, tal como acontecida no tempo da antiga
senhora.