I
I
I

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

TURISMO 2007 - PARTE I


Agora que o fim-de-semana gastronómico chegou ao fim e que as riquezas de Penacova foram as estrelas do evento, só não existiram Óscares para premiar os participantes, porque todos foram vencedores.
Todos participaram com o objectivo de dar a conhecer os sabores deste rico concelho e a bem receber todos os que nos visitaram o que, a julgar pela participação e pelo bulício que tal iniciativa provocou, atrevo-me a dizer que foi bastante positivo.
Pela primeira vez, destacou-se a promoção da “Capital da Lampreia” com convidativos “outdoors”, programas televisivos, entrevistas em jornais nacionais e com o envolvimento do comércio local, fundamental para o acompanhamento daqueles que nos visitaram durante este fim-de-semana.
Para isso terá contribuído a “colagem” da PENSAR ao evento, através da promoção dos restaurantes associados e da apresentação do roteiro pelos inúmeros pontos de interesse do concelho e pela promoção dos doces conventuais que, pela primeira vez, constituem outro motivo de interesse deste concelho por estarem a ser melhor promovidos, tanto em apresentação como em qualidade.
Fiquei com a sensação de que existe um sério envolvimento por parte das instituições e da população do concelho. Tive oportunidade de ver várias brochuras alusivas ao nosso concelho, graficamente atraentes e que também terão contribuído para o que considero ter sido um dos poucos pontos altos do turismo em Penacova.
Mas também constatei que Penacova não é a única que promove tal iguaria e que outros concelhos a elegem para os seus fins-de-semana gastronómicos, o que por si só já revela que não somos os únicos a aproveitar as suas potencialidades, portanto há que encontrar alternativas à promoção deste concelho, explorando ao máximo as outras mais valias que o caracterizam.
Agora, até ao “Festitradições”, nada mais vamos ter que nos alegre, a não ser que comecem a PENSAR e AGIR, desde já, na recuperação da praia do “reconquinho” para que o Verão que se aproxima, seja igualmente motivo de orgulho para os penacovenses e traga a este concelho muitos e bons visitantes.