I
I
I

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

A PRIMEIRA ZIF

Foi criada, no passado dia 9 de Dezembro, a primeira Zona de Intervenção Florestal, assim designada por se tratar de um importante instrumento de gestão e ordenamento do território. Tem como objectivo principal, a valorização do património florestal e a minimização de riscos ligados aos incêndios florestais. Situa-se no concelho de Oliveira do Hospital, bem perto de nós portanto, e é atravessada pelos rios Alva e Alvoco. Esta iniciativa, que conta com o envolvimento de nove freguesias daquele concelho, é o primeiro passo para a organização do minifúndio florestal, tão frequente no nosso país, por forma a permitir o sucesso das políticas na área da prevenção, diminuindo assim o risco de incêndios florestais que tanto nos afectam durante o tempo quente.
É interessante a iniciativa do governo nesta área, tanto mais que se trata de uma tentativa de responsabilização dos proprietários de pequenas parcelas de terreno florestal, normalmente desprezadas por não terem grande rentabilidade e por se encontrarem localizadas em zonas de difícil acesso.
Vamos a ver se resulta e se tal iniciativa é gradualmente aplicada às demais zonas florestais que (ainda) existem do nosso país.